PARCEIROS
DE CRIAÇÃO
Geralmente produzo minha música 80% sozinha, mas com os vídeos sempre é uma parceria meio a meio. É mais emocionante e especial quando há pessoas que cresceram com você – Michel Gondry, Leila Arab, Arca, Andrew Thomas Huang e James Merry, por exemplo. Pessoas que conhecemos por acaso e dá um clique e meio que nos tornamos professor um do outro.
Onde as encontro?
Assim como acontece com as amizades, parece que os reconhecemos
com o coração. 13—björk
Analog
Analog é um estúdio independente de efeitos visuais e de criação em tempo real com sede em Londres. A paixão pela parceria significa que a empresa cria comerciais inovadores e experiências em tempo real com uma longa lista de parceiros criativos. Seu trabalho recebeu vários prêmios. Os projetos incluem efeitos visuais e imagens de computação gráfica para o videoclipe “Utopia” de Björk e “Notget VR”, ambos em parceria com a dupla de diretores Warren Du Preez e Nick Thornton Jones, além da parceria com Andrew Thomas Huang na criação de efeitos visuais para o célebre videoclipe do FKA Twigs para “Cellophane”.
Jesse Kanda
O artista plástico, cineasta e músico Jesse Kanda usa sua experiência em design e animação em 3-D, bem como o interesse em novas tecnologias, para criar imagens e filmes extraordinários e hiper-reais. Trabalhou com uma longa lista de parceiros, incluindo Björk, Arca, FKA Twigs e Kanye West, entre outros, e suas qualificações incluem uma indicação ao Grammy pela capa do inovador álbum LP1, do FKA Twigs. Seu álbum de estreia, Labyrinth, foi lançado em novembro de 2019, sob o nome artístico Doon Kanda.
Stephen Malinowski
O músico, inventor e engenheiro de software Stephen Malinowski é mais famoso por seu projeto de partituras gráficas animadas conhecido como The Music Animation Machine, que coleta informações de um arquivo MIDI e visualiza a música usando um sistema de formas coloridas. Malinowski já trabalhou com artistas como Vincent Lo, Alexander Peskanov e Del Sol Quartet e, em 2015, criou partituras gráficas para cada uma das músicas do álbum Vulnicura que foram projetadas ao vivo como parte da turnê de Björk.
Andrew Thomas Huang
Com formação em belas-artes, efeitos visuais, fantoches e animação, o cineasta Andrew Thomas Huang, que vive em Los Angeles, explora modos alternativos de contar histórias, criando mundos exuberantes e míticos, frequentemente em parceria com artistas como Björk, FKA Twigs e Thom Yorke, do Radiohead. Huang trabalhou exaustivamente na exposição Björk Digital, criando várias experiências imersivas na instalação que fez a primeira itinerância. Recentemente, Huang levou sua estética visual para o cinema narrativo; seu Kiss of the Rabbit God [Beijo do deus coelho] estreou no Tribeca Film Festival em 2019.
Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin
Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin se conheceram ainda alunos na Academia de Arte de Amsterdã e começaram a trabalhar juntos formalmente no início dos anos 1990. Ao longo de duas décadas, o duo criou uma série de imagens meticulosas e audaciosas que desafiaram e inspiraram os campos da fotografia de moda e arte, misturando habilmente elegância e horror através de um vocabulário de figuras predatórias atenuadas em ambientes hiper-reais. Continuam trabalhando juntos, criando projetos inusitados e desfrutando do diálogo entre arte e comércio.
James Merry
Natural de Gloucestershire, Reino Unido, James Merry é artista plástico que atualmente mora na Islândia e trabalha com Björk desde 2009. Como seu codiretor de criação visual, Merry também criou máscaras e adereços de cabeça para várias apresentações ao vivo e performances de vídeo. Fora de seu trabalho com Björk, Merry é conhecido principalmente por bordar à mão roupas esportivas, tendo trabalhado com instituições como a V&A, Gucci, ShowStudio e Opening Ceremony. Profundamente inspirado pela natureza “radical” da Islândia, em 2012 Merry publicou uma coletânea de poemas e ilustrações do corpo humano envolvido em flores intitulada Anatomies [Anatomias].
Mandy Parnell
Mandy Parnell é uma importante engenheira de masterização de áudio e fundadora do Black Saloon Studios, em Londres, onde trabalhou com artistas tão diversos quanto Chemical Brothers, Brian Eno e Aphex Twin. Parnell é responsável por fazer com que o áudio funcione nos equipamentos de cada um dos projetos em RV da exposição Björk Digital, trabalhando com tecnologia que não estava realmente dando conta da tarefa. Parnell recebeu muitos prêmios, incluindo o Mastering Engineer of the Year, conferido pelo Music Producers Guild.
Scott Snibbe
Scott Snibbe é pioneiro em arte interativa, realidade aumentada, interfaces baseadas em gestos e vídeo digital, além de fundador de quatro empresas de tecnologia de criação. Produziu vários aplicativos que estiveram entre os mais vendidos, incluindo Björk: Biophilia, o primeiro “álbum-aplicativo” do mundo, adquirido pelo MoMA de Nova York. Sua arte interativa e instalações de realidade aumentada foram incorporadas a turnês de shows, Jogos Olímpicos, museus, aeroportos e outros grandes espaços públicos e eventos. Trabalhou em instalações e aplicativos imersivos em parceria com muitos músicos e cineastas.
TAKCOM
Utilizando gráficos de movimento e efeitos visuais como espinha dorsal, o premiado diretor TAKCOM é um artista plástico que adota tecnologia de ponta e qualquer forma de expressão para representar com precisão nosso momento atual, bem como surrealismo, ficção científica e tecnologia, que aparecem como temas de suas obras. Trabalhando com cores, formas, imagens e o ritmo fundamental do tempo, muitas vezes TAKCOM se interessa pela criação de experiências que não podem ser facilmente substituídas por palavras, como na experiência em realidade virtual de “Quicksand”.
Warren du Preez, Nick Thornton Jones
A parceria entre Warren du Preez e Nick Thornton Jones teve início em 1998 com um fascínio compartilhado por criar e experimentar imagens, movendo-se frequentemente entre classicismo e surrealismo para produzir “sonhos na realidade”.
Suas obras de arte impressionantes e altamente originais foram usadas nos mundos da beleza, da moda e da música, com extensas parcerias com Björk que atravessam fotografia, cinema e RV, além de vídeos de campanhas editoriais para vários parceiros, como Lancôme, Nike, Iris Van Herpen, V Magazine, BMW e Perrier Jouet.
Kaoru Sugano
Kaoru Sugano é diretor executivo e tecnólogo de criação do Dentsu CDC/Dentsu Lab Tokyo. Trabalhou em uma vasta gama de projetos especializados em tecnologia e expressão visual, incluindo pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de análise de dados na Dentsu, desenvolvimento de serviços para produtos para clientes nacionais e estrangeiros, e planejamento e produção de campanhas publicitárias. Com Björk, deu suporte técnico à produção do videoclipe “Mouth Mantra” e trabalhou como diretor de criação em sua apresentação ao vivo “Making of Bjork Digital” e na experiência em realidade virtual de “Quicksand”.
xRez Studio
O xRez Studio foi fundado em 2006 como uma parceria de criação entre Greg Downing e Eric Hanson, artistas veteranos de efeitos visuais interessados em aplicar computação gráfica de alto nível usada na indústria cinematográfica em diversos mercados, como o de patrimônio cultural, visualização científica, história natural, fulldome [projeção em ambiente imersivo, baseada no formato de cúpula] e realidade virtual. Em 2018, a parceria evoluiu para o Hyperacuity, que usa tecnologias avançadas de imagem e digitalização para captar o mundo com hiperdetalhes, e o Blueplanet VR, dedicado à criação de conteúdo volumétrico em RV em locais memoráveis do planeta. Seu trabalho de fotogrametria aparece em “Black Lake” e “Family”.